VOCÊ SABE O QUE É ECONOMIA ​COMPARTILHADA?

05.10.2017

Na Economia Compartilhada as trocas não são financeiras e os ganhos são mútuos.

 

Economia Compartilhada (do inglês Sharing Economy) é a prática de dividir o uso ou a compra de serviços facilitada, principalmente, por aplicativos que possibilitam uma maior interação entre as pessoas. “O fato das pessoas estarem conectadas e poderem ‘criar’ serviços visando lucro ou não altera muitos dos paradigmas econômicos — e nos desafia também a entender como será a economia nos próximos anos.

​A Economia Compartilhada é o resultado da busca pela solução de problemas como a escassez de recursos frente ao aumento crescente do consumo em todo planeta.

 

 

​A Economia Compartilhada nada mais é do que o velho conceito de emprestar coisas e compartilhar custos, algo que as pessoas fazem há milhares de anos. “Isso não é novo nem para as pessoas nem para as empresas. No mundo empresarial, há centenas de anos os custos de uma empreitada são compartilhados por meio da união de duas ou mais companhias nas tão conhecidas joint ventures, visando redução de gastos e aumento de lucros”, diz. Segundo ele, a diferença entre passado e presente está na atual tecnologia da informação e nas redes sociais, que deram um nova roupagem para o conceito. “Antes da comunicação digital, ficávamos restritos a compartilhar custos com nosso círculo mais próximo de amigos e conhecidos. Hoje, o mundo é o limite. Podemos dividir o custo de uma viagem de carro com pessoas que nunca vimos antes, ou emprestar nossas casas para pessoas do outro lado do planeta”, afirma.

 

Emprestar nem sempre é o verbo mais conjugado na Economia Compartilhada e, por isso, não faltam críticas a startups que se colocam como parte dessse modelo mas, na verdade, lucram sem de fato “compartilhar” nada com os usuários (é o caso de Uber e Airbnb). Por isso surgiram os termos sharewashing e ridewashing(este último, especificamente para empresas de transporte) que significam “revestir de outro significado” o compartilhamento ou a carona (também chamados de “contra-termos”). No ano passado, a Vice publicou o texto The Problems with ‘Sharing’ em que expunha essa crítica. Em janeiro deste ano, a Harvard Business Review fez o mesmo no artigo The Sharing Economy Isn’t About Sharing at All. (Em breve faremos um Verbete sobre o assunto).

 

 O conceito de Economia Compartilhada é quase tão antigo quanto humanidade. O termo, contudo, passou a ser utilizado mais frequentemente após os anos 2000 em função do desenvolvimento das tecnologias da informação, juntamente com o crescimento das redes sociais. “Isso proporcionou o surgimento de plataformas online que possibilitaram o compartilhamento de informações, em um primeiro momento, com os exemplos clássicos dos software livres, passando pela Wikipedia e outros sites de compartilhamento de conhecimento, chegando, ao longo da última década, no compartilhamento de bens e serviços que conhecemos atualmente”, diz Fernandes.

 

​A Economia Compartilhada serve p​ara diminuir gastos na aquisição ou uso de algo para dois ou mais indivíduos. “Há também outros benefícios, como a contribuição para a redução do impacto ambiental, o aumento do uso consciente e a maior oportunidade de acesso a determinados bens e serviços.As pessoas podem manifestar sua opinião, criticar governos, empresas, produtos e serviços, com um poder de impactar outras pessoas em qualquer parte do mundo. Isso nunca foi possível na história da humanidade, e transformará o mundo.

​.

​Através do APP AJUDAQUI todos nós podemos ser potenciais participantes da economia compartilhada. Desde pessoas que compartilham a furadeira com vizinhos de forma convencional (tocando a campainha) como as que usam a internet para o mesmo fim. Os exemplos mais conhecidos, hoje, estão nos ramos de hospedagem e transporte e os ícones são os já citados Uber e Airbnb mas há outros exemplos, como

o PetRoomie (espécie de Airbnb para pets) e o Bike Anjo (que ensina a andar de bicicleta na cidade) para citar alguns de áreas diferentes.

 

 

 

 

 

 

Experimente! Monte sua rede ou seu grupo no AJUDAQUI, por um mundo mais humano, consciente e sustentável!

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

AJUDAQUI - como tudo começou...

28/09/2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

27/12/2018