A Influência da Tecnologia na Sociedade Humana

16.01.2018

 

A tecnologia está em toda a parte, no trabalho, nas pesquisas, nos estudos, nas compras, nos lazeres e demais atividades da vida humana, tendo como objetivo facilitar a vida do ser humano, economizando seu tempo e tornando mais fácil o acesso á informação e a comunicação.


Pode-se dizer que o ser humano vive a “era da informação”, com a tecnologia tudo torna-se mais fácil, o homem pode se comunicar com pessoas do mundo inteiro através de redes sociais, telefone, celulares e demais aparelhos tecnológicos. As cartas, como por exemplo, estão cada vez mais sendo substituídas por correios eletrônicos , denominados como e-mails, entre outras melhorias por consequência da tecnologia.


A internet (maior conglomerado de redes de comunicações em escalas mundiais) nos dá acesso a tudo o que procuramos, mas devemos ter a consciência de que esse “tudo” pode ser tanto positivo quanto negativo, o ser humano deve saber fazer bom uso desse mundo tecnológico em que ele não tem pra onde fugir. 
Se pararmos um instante para fazer uma breve reflexão, se nos perguntássemos: Qual a influência da tecnologia em nossa sociedade? Será que saberíamos responder? Muitas vezes o uso da tecnologia torna-se um vício na vida das pessoas, tornando-as cada vez mais dependentes de seu uso e se esquecendo de viver a “vida lá fora”e se esquecendo de ter o convívio com as pessoas perante a sociedade e ficando totalmente ocupados e presos no mundo virtual. Mas o objetivo deste artigo é levar as pessoas a refletirem em como usar a tecnologia para que obtenham benefícios sem se tornarem escravos dela.

Filósofos como Pierre Lévy (filósofo francês da cultura virtual contemporânea), um dos maiores estudiosos sobre o mundo da internet, irá abordar o papel fundamental da tecnologia na esfera de comunicação. Ele afirma que a internet é um instrumento importantíssimo no desenvolvimento social, lembrando que essa importante ferramenta tem cerca de 10 anos de uso e ainda muito para se desenvolver. A inclusão digital na sociedade é de suma importância para facilitar nossa vida e aumentar cada vez mais o numero de conectados, contribuindo para a evolução da humanidade.



Ele também afirma que a evolução do ser humano perante o mundo tecnológico só é possível devido ás habilidades aprendidas por ele, ou seja, a internet, que é o principal fator que compõe a tecnologia é de um grande avanço, mas cabe á nós fazer bom uso dela. Para ele, o gênero humano passou por três períodos: a oralidade, a escrita e a virtualização, na qual nos deparamos atualmente. Portanto, a informatização ou a virtualização representa mais um ponto positivo na evolução humana e, cabe a cada um de nós fazer bom uso dela sem deixar de ter o contato pessoal com as pessoas, sem deixar de viver em sociedade.

E você o que acha? As novas tecnologias trouxeram mais benefícios ou prejuízos a sociedade?




 

Please reload

Posts Em Destaque

AJUDAQUI - como tudo começou...

28/09/2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

27/12/2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags