FÉRIAS ESCOLARES: PODEM SER MUITO DIVERTIDAS EM CASA COM A FAMÍLIA!

04.07.2018

 

 

 

 

 

 

 

Além de viajar podemos ser criativos em casa, com brincadeiras superlegais

 

As férias de recesso escolar são tão aguardadas pelas crianças, mas muito temidas pelos pais. Afinal, 30 dias em casa para quem não tem condições financeiras ou disponibilidade de viajar por todo esse período, ou parte dele, devemos ser muito, mas muito criativos para envolver os nossos filhos em casa. Para muitos pais as férias são um drama, até mesmo porque a maioria permanece trabalhando e não tem com quem contar para ajudar a cuidar de nossos pequenos.

Pensando nesse drama e por experiência própria elaborei algumas dicas, para que possamos ter um período não tão estressante com os filhos e que os momentos sejam de muitas brincadeiras. Não podendo deixar de lembrar, que férias também são momentos únicos de convivência familiar, que a meu ver é de suma importância e ficarão registrados em nossas memórias para todo o sempre.

 

1ª dica: para quem pode viajar, mesmo que por poucos dias, é sempre bom buscar entretenimentos para as crianças. É o momento que possuem para se desligar da rotina diária. Quando os pais não podem sair de férias nesse período, indico, na possibilidade, do filho visitar os avós. Para quem tem avós que residem no interior, em municípios pequenos, é sempre boa essa aproximação. Principalmente se este local foi a cidade natal do pai ou da mãe, pois terão muita troca de experiências e até mesmo as crianças passam a ter maior conhecimento de como o pai ou a mãe eram quando crianças. Acho muito afetiva essa troca de convivência com avós ou qualquer outro membro familiar.

 

2ª dica: essa vale para quem tem crianças pequenas, até oito anos, que adoram uma bagunça, porém, uma bagunça fácil dos pais arrumarem depois junto com eles.

 

Cabana à moda criança!

Quem nunca montou uma cabana em casa quando criança? E até buscou mobiliá-la como a própria casa? Eu sim! E é uma brincadeira muito divertida. Basta você separar alguns lençóis ou cobertores e cobrir uma mesa com eles. Se possível tenha em mãos um pisca-pisca de Natal, para que possa ligar na luz e iluminar o ambiente. As crianças adoram!!! Se o pai, irmão, amigo ou qualquer outra pessoa dispor de um tempo para brincar na cabana, recomendo o uso de jogos lúdicos e leituras. Além de divertido, favorece no processo ensino-aprendizagem das crianças. Se a criança não for muito pequena, também sugiro que a mesma durma na própria cabana, afinal é só colocar um colchão ou colchonete!!!

 

Posão entre amigos!

Essa prática vem sendo muito utilizada entre as crianças e adolescentes. Eles adoram o posão! Basta convidá-los para passar uma noite na sua casa e ir embora no dia seguinte. Isso quando os adolescentes já não combinam de repetir a dose na própria casa ou na residência de outro amigo. Para isso devemos nos prevenir com comidas e liberar os eletrônicos até horário definido pelos pais. Também podemos agregar outras atividades além dos eletrônicos, como filmes e jogos lúdicos (banco imobiliário, damas em tabuleiro, cartas, etc). Posão é realização na certa!!!

 

Gastronomia à moda filho!

Uma cozinha no período de férias é tudo de bom! Para nós nem tanto, mas para os nossos filhos é o momento de comer tudo o que têm vontade! Quem passa a maior parte do dia criando lanches e lavando inúmeros copos, potes e pratinhos de pão em casa? Eu!!! Olha se eu for contar nos dedos quantas vezes fico em frente da pia lavando louça de refeições diárias e lanches dos filhos, acredito que só falte eu dormir em frente da pia. Mas, podemos otimizar esse tempo e também demonstrar para os nossos filhos o quanto trabalhamos em casa para dar de comer a eles. Nada melhor do que solicitar a ajuda deles na cozinha. E de que forma podemos fazer isso? De uma forma segura, é claro. Primeiramente, devemos sugerir refeições que não façam o uso de objetos cortantes e também que não tenham uma aproximação com o fogão, a não ser com os adolescentes, que possuem uma noção maior do perigo. Mas fazer bolachas caseiras, com forminhas decorativas é tudo de bom! Outro lanche que pode ser feito com as crianças é a salada de frutas, sanduíches elaborados e pizzas!!! Para as pizzas, podemos comprar uma massa e deixar que eles criem os recheios! Vesti-los de pizzaiolos é ainda mais garantida à diversão! Não esquecendo que também após as refeições a louça na pia também pode ter a contribuição deles.

 

Videogame!

Acredito que no período de férias os pais querem os filhos longe dos eletrônicos. Sim! Pois essa prática está sendo utilizada além do que imaginávamos e, por muitas vezes, quando usada sem restrição, os nossos filhos preferem estar conectados permanentemente e deixam de fazer quaisquer outras atividades em virtude dos jogos e vídeos. Por um lado, isso não é bom, mas por outro, quando utilizado da forma correta e por tempo limitado (e esse é o maior problema, conseguir estabelecer um limite de tempo), os jogos estimulam o cérebro das crianças e adolescentes de forma positiva. Mas, mesmo sendo contra em algumas circunstâncias, devemos entender que essa é uma nova geração – a de filhos tecnológicos e precisamos estar atentos a tudo que estão acessando. Deixá-los jogar videogame nas férias também é uma diversão e acompanhado de amigos se torna melhor ainda.

 

Dia do cinema!

Outra forma de envolver os nossos filhos no período de férias é ir ao cinema acompanhados de amigos. E para quem não tem cinema em sua cidade se torna melhor ainda. Basta convidar alguns amigos, ter em mãos baldinhos de pipoca que a diversão está garantida em casa.

 

 

Práticas esportivas!

Isso é muito importante para as nossas crianças e adolescentes. Estar praticando esporte em forma de brincadeiras faz bem para a saúde. Quem é sócio de algum clube basta organizar um piquenique no clube regado de muita diversão. Convidem vários amigos e se encontrem lá. É legal levar várias bolas, bicicletas, roller, skate, raquetes de tênis, tudo o que for possível e couber no carro para garantir uma boa diversão. As mamães que organizam isso também podem tirar um tempo para conversar com outras mães, fazer suas caminhadas e, além do bom chimarrão, podem estar perto de seus filhos. Em algumas ocasiões existe a possibilidade de organizar um almoço coletivo, com a ajuda dos pais em período de férias e estender as brincadeiras durante todo o dia. Dá trabalho para os pais de certo modo, mas faz parte da nossa rotina e educação com os filhos.

 

Jantar em família!

Algo de suma importância para toda a família. Combinem com os seus filhos e definam um cardápio de acordo com os gostos de cada um. Mãos à obra coletivamente. Definam tarefas desde arrumar a mesa, preparo da comida, bebidas e bom apetite!!! Estar reunidos em família apreciando uma boa gastronomia é tudo de bom. Bom para a saúde e a alma, pois estamos juntos com o nosso bem maior, que são os nossos filhos.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

AJUDAQUI - como tudo começou...

28/09/2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

27/12/2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags